2023, o que vai ser?

Esta pergunta deve ter sido feita por cada um a si próprio com diferentes objectivos. Pode ter sido feita numa lógica profissional, o que quero ganhar ou conquistar, ou até numa lógica de projectos pessoais, ou por uma outra qualquer razão. A verdade é que todos nós temos sonhos, ambições, quereres.

Esta pergunta que vos coloco também vos poderá levar a pensar sobre a situação actual do mundo, a guerra, a inflação, a incerteza, e o que tudo isto poderá provocar na realidade de cada um. Aqui também é legítimo termos sonhos ou ambições que ainda não estão concretizados e que este novo ano pode criar algumas dificuldades.

Contudo a minha pergunta é outra, quando penso em “o que vai ser”, penso em cada um de nós, “o que vamos ser?”. O que vamos ser enquanto pessoas, enquanto líderes, enquanto vendedores, enquanto …

Quando se pensa em ser algo ou alguém, num determinado momento ou local, o que deveremos ter presente em nós? Naturalmente o contexto, o local e pessoas que nos rodeiam, aquelas que dependem e de quem dependemos e ao pensar dessa forma e olhando para trás, para o passado que conclusão tiramos?

Podia levar este primeiro artigo de 2023 a uma reflexão sobre o que Jessie Potter ou Anthony Robbins ou tantos outros pensadores ou “gurus” já escreveram, “se continuar a fazer o que sempre fez vai continuar a alcançar o que sempre alcançou”, mas não é essa a mensagem que gostaria de deixar convosco.

O que gostaria que cada um reflectisse, quer seja Líder de Pessoas, Líder de Projectos, ou Líder na Venda, é no que vai ser em 2023? Que tipo de pessoa, que tipo de ser humano? Quais os valores que vai colocar em prática na relação com os outros? Qual o comportamento que vai adoptar em cada momento?

No livro “Leaders Eat Last” Simon Sinek faz uma analogia muito interessante quando diz que, e passo a citar, “… numa cerimónia de casamento, o noivo olha para a noiva que se aproxima … e como dita a tradição, o pai entregou a sua filha, a sua menina, ao seu futuro marido”. Um pai que faria qualquer coisa para proteger a sua filha, entrega agora cerimonialmente a responsabilidade desse cuidado a outro, é exactamente o que acontece numa empresa. Cada empregado é filho ou filha de alguém. Como um pai, o líder de uma empresa é responsável pelas suas preciosas vidas, ou seja, somos nós, as empresas, que somos agora responsáveis por estas preciosas vidas. Liderar é servir, servir preocupando-se, servir dando apoio, servir treinando, servir estando presente.

Ao pensar desta forma somos obrigados a pensar bem fundo dentro de nós sobre o como temos liderado as nossas pessoas, as nossas relações, as nossas vendas. Até que ponto temos respeitado os nossos valores e liderado de acordo com eles?

O que é interessante é que quando agimos deste modo estamos a inspirar cooperação, confiança e lealdade para com uma causa. Quando agimos deste modo pensamos pessoa e não apenas empregado, pensamos parceiro e não apenas cliente. Quando agimos deste modo criamos um ambiente mais alinhado com o modo como estamos concebidos, não sacrificando a excelência ou o desempenho, bem pelo contrário porque deste modo ao colocarmos as pessoas em primeiro lugar serão elas que salvarão a nossa causa.

Por isso a pergunta que coloco é tão simples como, em 2023 o que vai ser?

Na Ambiente Positivo temos desenvolvido, treinado, acompanhado equipas e pessoas que ao adaptarem o seu comportamento alcançaram resultados extraordinários. Em 2023 queremos estar também ao seu lado para fazer diferente para alcançar resultados diferentes.

Bom Ano!

Ambiente Positivo, “It’s all about You!”