Vendas, uma das mais nobres profissões que existem


A Infopédia define vendas como “transferência da posse de um bem ou prestação de um serviço mediante pagamento; ato ou efeito de vender”.

Aqueles que estão nas vendas, os que vivem apaixonados em oferecer benefícios aos seus Clientes e em simultâneo serem recompensados por darem esses benefícios, sabem que vender é muito mais do que isso.

Tenho tido o privilégio de, ao longo dos anos, ter conhecido pessoas fantásticas e surpreendentes no mundo das vendas. Muitas vezes estes conhecimentos ficaram-se apenas pela relação digital, à distância, mas mesmo assim tivemos a oportunidade de partilhar ideias, reflexões, pensamentos sobre vendas e liderança.

Uma destas pessoas, Sam Richter, autor de diversos artigos, partilhou com a sua rede de contactos a perda de um amigo, Don Craighead, e escreveu umas linhas sobre o pensamento que este homem tinha sobre o que é vender. O facto de me ter revisto de forma tão marcante nas suas palavras senti uma enorme vontade em vos escrever o primeiro artigo deste novo ano.


Don Craighead era um exepcional “entrepreneur”, gestor, orador e Vendedor. Segundo Sam Richter as suas acções e palavras tornava-o, junto das pessoas com quem convivia, um professor.

A sua declaração de missão enquanto vendedor era muito simples, “ajudar os outros a alcançar os seus objectivos e sonhos”. Esta declaração fez com que Don fosse uma pessoa de sucesso nas vendas.

Este pensamento é o que torna, quem está nas vendas, um amigo e uma pessoa querida pelos outros.

São as vendas algo sobre ter um vendedor a convencer um cliente a comprar algo por forma a que esse mesmo vendedor atinga os seus resultados e receba as suas comissões? Claramente que não!

Na verdade, para aqueles que vivem a venda de forma maior é exactamente o oposto.

Eu acredito, como tenho dito por diversas vezes, que vender é “um acto de generosidade”, uma das mais nobres profissões que existem.


Quando bem feito, vender não apenas resolve os problemas do nosso Cliente, mas por vezes, mesmo que de forma muito incipiente, impacta na vida pessoal desse Cliente. Muitas vezes ao ajudar na resolução de uma situação, indirectamente contribuímos para que o nosso Cliente alcance os seus objectivos, fazendo com que receba o seu prémio, que lhe permita realizar os seus sonhos pessoais.


É com esta mentalidade que alguns Vendedores se destacam. Muitos vendedores têm como missão alcançar os seus “resultados”, o objectivo é alcançar os números definidos.

Os Vendedores TOP desejam alcançar os seus objectivos, mas em simultâneo desejam conhecer e resolver os reais problemas dos seus Clientes e garantir que os produtos e serviços que estão a vender os resolvem.

Estes Vendedores têm como objectivo criar e dar valor em todas as suas interacções.

Estes Vendedores sabem que ao apresentarem soluções com valor, “atingir objectivos ambiciosos” passa a ser possível.

O objectivo não são os números, o objectivo é dar valor, diferenciação na sua oferta, criar lealdade e por último tornar a vida da outra pessoa melhor. Vender é “um acto de generosidade”!


Faça isto, aja desta forma e os “números” os seus números alcançar-se-ão por si.


2021 vai ser um ano de enormes desafios, para si e para os seus Clientes.

Garanta que em cada interacção leva valor, ajuda e apoio aos seus Clientes.

Garanta que consigo irão ter melhores resultados e enormes ganhos pessoais.

Garanta que a sua acção, enquanto Vendedor, é nobre e diferenciadora.


Bom Ano, Boas Vendas!


Ambiente Positivo, “It’s all about Sales, It’s all about You!”


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 by Ambiente Positivo.