4 razões que justificam o uso do telefone na prospecção


O telefone é eficaz nos contactos de prospecção? Sim, é!


Penso que esta pergunta tem de deixar de ser colocada de uma vez por todas.

Vão-me desculpar, mas as vezes que me colocam esta pergunta ou os argumentos que utilizam para não utilizar o telefone é impressionante.

Quando sou confrontado com esta pergunta tento sempre, antes de responder, saber até que ponto é que essa pessoa utiliza bem o telefone. Mais de 90% das vezes a resposta é não, seguida de uma justificação.

Logo de seguida pergunto se estas pessoas gostam de falar ao telefone com os clientes. Recebo a mesma resposta, mais de 90% dizem que não.


Deixemo-nos de rodeios, a maioria das pessoas que respondem que o telefone não é uma boa ferramenta para fazer prospecção ou não o sabem fazer, ou não gostam de falar ao telefone com pessoas que não conhecem.

Até posso compreender isso, mas hoje, sim hoje que vivemos num mundo cada vez mais digital, cada vez mais “remoto”, é essencial que compreendamos a importância do telefone na actividade de prospecção.

Há até aqueles que defendem que é mais eficaz estarmos a enviar mensagens através do whatsapp, ou instagram ou outra qualquer plataforma e acharem que estão a ser muito eficazes. Nada disso, esqueçam!


Os que desprezam o telefone e preferem as redes sociais para fazer prospecção, são os mesmos que paulatinamente vão perdendo oportunidades de negócio.


Partilho convosco 4 razões que justificam o porquê do uso do telefone na prospecção e o porquê de funcionar:


1. O nível de informação que conseguimos trocar com o nosso contacto em 2 ou 3 minutos é impressionante comparativamente com, por exemplo, o envio de diversos emails para essa mesma pessoa.

Vejam bem, não só trocamos informação mais depressa, como também podemos garantir que não há mal entendidos. Não há nada pior do que um email que ande de um lado para o outro porque a informação não está clara.

2. O telefone permite que a personalidade do outro seja identificada. Todos nós temos particularidades de comportamento e o telefone ajuda a identificar esses comportamentos permitindo uma comunicação mais eficaz. Pense nos telefonemas que fez e que correram particularmente bem apenas porque em determinado tempo houve um click entre os dois e comunicaram de forma muito mais eficaz.

Certamente que isso não aconteceria se num email, a não ser que colasse uma dúzia de emojis e esperasse pela reacção.

3. O telefonema permite espontaneidade e rapidez. O outro coloca-lhe uma pergunta e podemos responder de imediato. Não é necessário esperar por um email, é imediato, UAU fantástico. Engraçado, parece surreal dizer isto, que através de um telefonema conseguimos responder de imediato e mais depressa do que pela internet, mas é isso mesmo que acontece e todos nós sabemos que o cliente quando pergunta quer respostas e respostas rápidas e claras.

4. Num telefonema podemos redirecionar a conversa em função do que ouvimos, dando maior ou menor ênfase a determinado ponto. Honestamente não interessa muito dizer que se responde muito depressa a um email, a nossa capacidade e habilidade em falar ao telefone e adaptar o nosso discurso em função do que ouvimos é um benefício enorme.


Não há razão nenhuma para ignorar o telefone. É verdade que há inúmeros telefonemas que não têm resposta ou não são a tendidos, mas sinceramente, também não é verdade no caso dos emails? Claro que a resposta é sim!

O telefonema funciona!

O telefonema cria oportunidades e fideliza Clientes.

O telefonema necessita de:

preparação de treino e de disciplina.

um período de tempo bem definido e de espaço.

Faça de forma consistente e continua e verá o seu negócio a ter um crescimento sustentado.


Ambiente Positivo, “It’s all about Sales!”, “It’s all abou YOU!”

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square