6 comportamentos para se tornar um melhor ouvinte



Todos nós temos consciência de que ouvir é a melhor forma de compreender o outro, mas também temos consciência de que o podíamos fazer melhor. Então porque achamos que é tão difícil de o fazer?

Nos vários programas que tenho liderado para equipas de vendas, constatamos exactamente isso, por que é tão difícil saber ouvir?

O que acontece é que acabamos por estar ou a pensar sobre o que devemos dizer a seguir, ou por e simplesmente estamos a falar demais.


Deixo-vos 6 comportamentos, que vos ajudem a recordar em como serem melhores ouvintes.


1. Primeiro ouça

Planeiem para primeiro ouvir. A melhor forma de nos lembrarmos de ouvir é quando formos ter com alguém planear em ouvi-lo. Claro que também temos de falar, mas mais numa lógica de ir acrescentando algo e não em assumir a conversa.


2. Olhe

É impressionante a quantidade de pessoas que têm dificuldade em olhar nos olhos da pessoa com quem estão a falar. Tem de ser você a tomar a iniciativa e fazer esse contacto, olhos nos olhos, na verdade fazer com que o seu interlocutor sinta que ele é o seu único foco nesse momento. Olhe para toda a pessoa, observe a sua comunicação não verbal.


3. Observe para compreender

Olhe e ouça não apenas com o objectivo de ouvir o que está a ser dito, mas também para compreender como está a ser dito e qual o propósito do que está ser dito. Crie empatia com o outro, assegurando que compreende a situação através do que o outro diz e sente.


4. Faça perguntas

Quando procura compreender, a primeira coisa que deve fazer são perguntas sobre o que o outro está a dizer. As perguntas dão-lhe a oportunidade de estender a conversa e ao mesmo tempo de clarificar o que está a ser dito. As suas perguntas muitas vezes ajudam o seu interlocutor a tomar consciência sobre o que está a dizer.


5. Não interrompa

Muitas vezes fazer uma pergunta leva-nos a pensar que temos de interromper o outro. Saber qual o momento certo para a fazer é uma verdadeira arte. A chave de sucesso é a capacidade, a habilidade de saber quando promover uma pausa no discurso e acrescentar valor através da pergunta que queremos colocar.


6. Tome notas

Um último comportamento para tornar mais fácil a capacidade de saber ouvir é tomar notas, rápidas e curtas sobre as ideias que o nosso interlocutor vai partilhando. Assim, quando o momento for oportuno para se colocar uma pergunta podemos usar o que escrevemos como uma forma de usar as palavras dele para reforçarmos a relação.


Treine estes 6 simples comportamentos e torne as suas conversas, de vendas ou outras, em momentos fantásticos e enriquecedores.

Crie nas suas conversas um ambiente positivo de dar e receber.


Ambiente Positivo, “It’s all about sales!”


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 by Ambiente Positivo.