ARGH, outra reunião de vendas, que seca!

January 29, 2018

 

As reuniões de vendas são muitas vezes vistas como um mal necessário, quer pelos vendedores, quer pelas chefias. Os Vendedores consideram-nas, muitas das vezes, perda de tempo (e até são) e as chefias nem sempre gostam de juntar toda a equipa (não sabem bem como gerir esses momentos).

A verdade é que as reuniões de vendas são de vital importância para aferir acções e estratégias, motivar a equipa, criar um espírito de equipa e de orientação para os resultados.

Por essa razão deixo-vos aqui algumas ideias que ajudarão na preparação das reuniões de vendas para que a sua equipa deseje estar presente e que aborde os pontos essenciais com excelentes resultados.

 

1. Prepare algo que não possa ser feito por email, telefone ou via skypecall. Isto vai garantir que elimine mais de metade dos conteúdos que se costuma apresentar nas reuniões de vendas, nada de gráficos, “reports” ou leitura de dados que já todos conhecem.

Reunir uma equipa já é um investimento suficientemente elevado, portanto faça com que valha a pena, quer numa questão de tempo, quer numa questão de mensagem a passar, logo ponha-os a trabalhar, pensar e resolver problemas em equipa, faça momentos de “brainstorm”, de resolução de problemas, de formação, de supervisão que envolva todos os elementos da equipa através da partilha de ideias e experiências.

Acredite que estas actividades são muito poderosas que elevam a motivação e poder da equipa. Se não o conseguir mande um email, não reúna.

 

2. Comece a reunião tende em mente o fim da mesma. Pense no que espera que as suas pessoas melhorem ou levem no final da reunião. Faça o seguinte exercício, complete esta frase quando estiver a preparar a sua reunião; “Quando a reunião terminar quero que as minhas pessoas retenham isto ou aquilo, sejam melhores nisto ou naquilo…”. Se escolher um tema crucial para o sucesso deles então está no caminho certo para uma boa reunião.

 

3. Construa a reunião de forma a que todos participem. Como sabe as pessoas aprendem mais quando são envolvidas ou participam em algo, principalmente os Vendedores. Se tiver de apresentar algo faça com que eles tenham um papel activo nem que seja no final da apresentação, através de feedback ou apresentação de alternativas ao que disse.

Junte-os, por exemplo, em subgrupos e peça-lhes ideias para reflexão de grupo. Pode até desenvolver um jogo que reforce o tópico, ou pedir que apresentem situações similares que ilustrem o exemplo, ajudando os demais através do contar da história.

Se desejar rever um processo ou metodologia desenvolva a ideia de forma a que eles possam colocar questões ou fazer escolhas alternativas ao que está a apresentar.

 

4. Inclua na agenda uma tarefa que o ajude na explicação que deseja fazer. Por exemplo se pretende que a sua equipa pense de forma mais estratégica sobre as contas que lideram ou sobre a forma de apresentar o seu produto, peça-lhes que tragam o que fizeram em determinada conta ou cliente. Depois deixe que todo o grupo participe na reflexão que quer fazer, orientando a discussão.

Deste modo todos participam, crescem e melhoram a sua acção comercial. Todos ganham, todos aprendem!

 

5. Comece a reunião por dizer o que espera que cada um retenha durante a mesma. Pratique o processo de interacção que estruturou para a reunião. No final não se esqueça de fazer o balanço da reunião, perguntar sobre o que aprenderam e criar um plano de acção individual pelo menos para uma das actuais contas.

Tenha também presente o agendamento de acções de acompanhamento, quer para reuniões futuras de equipa, quer para acompanhamentos individuais.

 

Estas ideias que partilho fazem parte dos nossos programas de desenvolvimento de equipas.

Ao segui-las irá promover a união da equipa e a aprendizagem tornando as reuniões em momentos de crescimento. Acabe com as reuniões secantes.

Uma reunião tem de ter um Ambiente Positivo porque afinal de contas: “It’s All About Sales!”

 

Please reload

Posts Em Destaque

É verdade, tudo tem a ver com vendas!

 

Este espaço também, tem a ver com vendas mas, principalmente com Vendedores.

 

Pretende ser um tributo aos Vendedo...

Tem tudo a ver com Vendas

April 4, 2016

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo