Renovar Equipas, reforçando as diferenças

September 19, 2017

 

Sendo um tema de enorme importância, porque me abordaram nesse sentido, considerei ser útil partilhar ideias de passos a dar para se ter mais sucesso.

A pergunta: “Como renovar a minha equipa de vendas gerindo as diferenças existentes?”

Já todos ouvimos o seguinte comentário quando entra alguém novo na equipa, : “Mas é tão NOVO!” ou, “A sério?! Parece ter 16 anos!”

Estando na empresa há algum tempo é natural existir uma diferença de idades na ordem dos 30, 40 ou mesmo 45 anos para quem entra. Portanto a pergunta que se impõe é como garante que com estas diferenças existe harmonia na equipa e no mercado.

 

Contratar é a decisão mais importante que uma empresa pode tomar, e é essencial iniciar o processo tendo o talento como ponto de partida. Antes de começar o treino ou as tácticas necessárias assegure-se que desenvolve o talento das suas novas pessoas pois desta forma reduz a rotatividade, reforça o retorno e assegura a retenção de clientes

 

Quando tomar a decisão de contratar avalie a sua equipa actual e depois olhe para os seus candidatos e para as suas características individuais e apesar de todos os requisitos que definiu, serem importantes, tenha especial atenção às seguintes dimensões:

1. atitude positiva,

2. relação interpessoal.

Ter estas duas dimensões presentes irá ajudar os novos membros da equipa a se relacionarem melhor com a equipa actual.

 

Nomeie um Mentor para o seu novo colaborador

Uma vez escolhida a nova pessoa reveja mais uma vez as suas características e pergunte-se: Tenho Vendedores cujo talento é similar ao do novo colaborador? Se sim escolha esse Vendedor, com talentos similares e que está na equipa há algum tempo para ser “mentor” desse novo colaborador.

Pergunte ao seu Vendedor se ele está disponível para ser “mentor”, para treinar e orientar o novo colega.

Garanta que ele comprou a ideia!

Quando iniciar o processo de indução apresente o “Mentor”, desafie-os a irem almoçar para que se conheçam fora do ambiente de trabalho e iniciem uma relação pessoal.

 

É igualmente importante apresentar todas as pessoas da equipa, algo como: “Esta é a Sandra, o nosso génio no desenvolvimento de produto” ou “este é o Alexandre o nosso especialista de informática”.

Deixe que eles conheçam o novo colega e que este perceba como é que cada um o pode ajudar e deixe que a equipa tome conta desse processo.

 

Adapte o seu estilo de Liderança

Uma vez que o seu colaborador já teve algumas semanas para se adaptar às funções e regras leve a cabo um questionário para conhecer qual o seu estilo preferencial de liderança. Como é que ele ou ela gosta de trabalhar, de ser liderado, recompensado? Pergunte se ele ou ela sente-se bem-vinda na equipa de vendas e na equipa de gestão. Pode até ir mais longe e fazer o mesmo questionário ao resto da equipa para ver se todos estão alinhados. Há algum elemento da equipa que prefira ou goste mais de trabalhar com outra pessoa ou há algum conflito latente? Como líder de equipa deverá ajudar a sua equipa a ter harmonia estando preparado.

 

Espírito de equipa ajuda

E finalmente nunca se esqueça da importância de momentos de equipa.

Neste momento estou a imaginá-lo a revirar os olhos, mas criar situações para que a sua equipa trabalhe em conjunto, que se conheçam melhor cria uma coesão de grupo fantástica.

Sessões de “brainstorming”, momentos energizantes durante as reuniões, almoços de equipa ou até competições com outras equipas da empresa (jogos de futebol ou campeonatos de padel) ajudam as pessoas das diferentes equipas a se conhecerem melhor, criar maior afinidade, reforçando relações e o espírito de equipa.

 

Construir diversidade na sua equipa pode em alguns momentos ser desanimador mas no fim dá bons resultados.

 

Todo este processo levará a sua equipa a construir um Ambiente Positivo que se irá traduzir em Resultados Positivos.

“It’s all about sales!”

 

Please reload

Posts Em Destaque

É verdade, tudo tem a ver com vendas!

 

Este espaço também, tem a ver com vendas mas, principalmente com Vendedores.

 

Pretende ser um tributo aos Vendedo...

Tem tudo a ver com Vendas

April 4, 2016

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 by Ambiente Positivo.