Como as redes sociais o levam à porta do seu Cliente
Graças às novas tecnologias, que permitem a aprendizagem de qualquer coisa numa questão de segundos, o processo de venda está cada vez mais dependente da relação pessoal. Graças ao facto de cada experiência de compra online ser cada vez mais customizada ao individuo, as pessoas começam a ter expectativas de que as experincias de compra B2B sigam o mesmo padrão.
O Vendedor que não faça uma profunda pesquisa e que não vá para a sua primeira reunião, municiado de ideias de como pode acrescentar valor relevante para o seu Cliente, então garantidamente não irá

Porque precisa então da “Venda Social”?
Os estudos realizados, pela “LinkedIn Sales Solutions – 2016”, demonstram como a chamada “Venda Social” pode ajudar a ganhar negócios sobre aqueles Clientes que têm expectativas acima da média.
46% das organizações estão a utilizar sinais para identificar potenciais clientes (sinais que demonstram que os Clientes estão predispostos para a compra). Por exemplo quando alguém muda de empresa está mais aberto a comprar novos produtos ou serviços.
Indivíduos de alta performance usam mais 25% do seu tempo em pesquisa e preparação. Tem de saber quem está envolvido no processo de compra e de como é que ele gosta de comprar. Não se pode forçar o mesmo processo de compra para todos os Clientes.
Vendedores de topo enviam mais 148% de pedidos de contacto e mais 23% de informação para os seus “prospects”. Uma das suas tarefas é influenciar cada um dos interlocutores para se ter maior poder sobre a equipa de decisão.
Como fazer isso?
Crie uma imagem pessoal que tenha foco na sua experiência ou na sua diferenciação. Torne-se conhecido como um verdadeiro especialista no seu campo de acção.
Utilize as redes sociais para encontrar as pessoas certas.
Envolva essas pessoas com o que descobriu nas suas pesquisas. Envie-lhes artigos e conteúdos de valor sobre os temas que eles mostram verdadeiro interesse.
Crie relações com os decisores, comece pelas redes sociais e passe para a relação pessoal conforme for demonstrando valor e conseguindo a atenção deles.
As vendas B2B não são menos pessoais das que temos como normais consumidores. Os Vendedores que assumirem tal comportamento, que estiverem focados na pesquisa e em serem verdadeiros lideres em customizar a sua abordagem, as suas interacções com os seus Clientes, envolvendo-os com informação útil, de valor e que lhes levam ideias são os que com maior sucesso conseguiram reuniões com os decisores que tanto procuram.
Invista na sua rede de contactos, invista em si e prepare-se para fazer e ser diferente.
“It’s all about sales!” Obrigado e boas vendas!