3 Atitudes que um Gestor de Vendas deve ter para se tornar um Líder de Vendas

April 3, 2017

 

Sou vezes sem conta questionado pela minha filha, de 11 anos, sobre qual a minha profissão, e sempre que isso acontece fico muito animado por poder explicar-lhe, ou melhor contar-lhe, sobre como o meu trabalho contribui significativamente para a melhoria dos resultados dos meus Clientes. Claro que não sou, nem quero que ela pense que sou um super-herói, ou um mágico, mas o que fazemos na Ambiente Positivo – www.ambientepositivo.com – como consultores especialistas na área das vendas, tem de facto um verdadeiro impacto com quem trabalhamos. Com o passar do tempo apercebemos que os nossos Clientes estão mais bem preparados sobre o seu ciclo de venda e que a nossa intervenção tem grande influência.

 

Como ex-gestor de vendas e neste momento trabalhando lado a lado com gestores de equipas de vendas, quer como Coach ou como Mentor, sei que a carreira de um gestor de vendas é a que pode fazer a verdadeira diferença nos resultados.

Os gestores de vendas são, não só o rosto da maioria das empresas, mas são igualmente o seu coração e a sua alma. Um bom gestor de vendas faz mais do que apenas perseguir oportunidades e novas oportunidades mês após mês. Um gestor de vendas que tem interesse em ser um Líder de Vendas ajuda cada elemento da sua equipa a crescer e a se desenvolver. Isto vai muito para além de garantir que o Vendedor sabe tudo sobre os seus produtos ou serviços, que cada um tem um mentor que o acompanhe e que sabe qual o modelo de vendas a seguir. Deixem-me ser muito claro sobre este tema, se uma equipa de vendas gosta do seu gestor de equipa e da organização onde trabalha, irá trabalhar com maior afinco e mostrará maior preocupação sobre os resultados em cada momento.

 

Como poderá então promover a sua liderança e garantir melhores resultados com a sua equipa? Deixo-vos aqui 3 atitudes que o levarão, além de ser um gestor de vendas, tornar-se um líder.

 

3 atitudes para se tornar um Líder de Vendas

 

1) Encoraje e Motive.

Independentemente do que a sua equipa esteja a vender, vender não é uma tarefa fácil. É na verdade, como tenho dito vezes sem conta, uma das mais complexas tarefas que alguém pode ter. Então ajuda quando o gestor de vendas é alguém que encoraja os outros e usa a motivação para levar as suas pessoas a alcançar os seus objectivos. Porque vender é uma tarefa tão difícil, os gestores de vendas que conseguirem deixar de ser orientados apenas para a tarefa e passarem a ser coaches das suas pessoas, ganharão confiança e respeito da sua equipa, o que os levará a grandes vendas.

 

2) Desenvolva a Cultura.

Como líder de uma organização de vendas, o gestor tem de desenvolver uma cultura de vendas, quer seja alegre e ligeira ou séria e estruturada. Não há nada de errado com nenhuma das opções, o que existe é a clara necessidade de se desenvolver uma cultura que leve toda a organização a olhar para as vendas da mesma forma que ele olha e as encara. O gestor de vendas que está disponível para acompanhar os seus jovens colaboradores nas reuniões de vendas e os leve a reflectir sobre a sua prestação, a sua performance como vendedor, ou celebre de maneira efusiva o fecho de uma grande venda, desenvolve uma cultura, uma forma de estar que reflecte não apenas a vontade de alcançar ou ultrapassar os números, mas sim a preocupação com o sucesso individual de cada um da sua equipa.


3) Seja inspirador e não punitivo.

Há dois tipos de motivação. Um gestor de vendas propõe metas e encoraja a equipa a fazer o seu melhor através de prémios financeiros e palavras de confiança, ou pode pressionar com “rédea curta” a equipa, mês a mês, e fazer sentir que o que não cumprir não estará muito mais tempo na equipa. Os verdadeiros gestores de vendas usam um discurso inspirador e alinham a equipa para objectivos maiores, ao contrário dos que gerem as suas equipas para um denominador menor comum focados apenas em numero de reuniões ou de visitas.

 

Estas três atitudes diferenciam os verdadeiros lideres dos demais. Mas existe ainda uma atitude que torna os lideres ainda mais motivadores. Lideres de excelência que inspiram, procuram insistentemente relações pessoais próximas com as suas equipas. Mantêm claro uma linha clara sobre esta relação de proximidade, mas um líder de vendas trata as suas pessoas com respeito, com genuíno interesse do seu talento e potencial potenciando deste modo o que há melhor em cada um dos seus Vendedores.

 

Seja um Líder de Vendas e surpreenda-se com os resultados. “It’s all about sales!”

Obrigado e boas vendas.


 

 

Please reload

Posts Em Destaque

É verdade, tudo tem a ver com vendas!

 

Este espaço também, tem a ver com vendas mas, principalmente com Vendedores.

 

Pretende ser um tributo aos Vendedo...

Tem tudo a ver com Vendas

April 4, 2016

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 by Ambiente Positivo.