10 Motivos pelos quais os Vendedores devem estar gratos

Nestes últimos dias tenho tido a oportunidade de acompanhar uma equipa de vendas que, através das várias partilhas e troca de ideias, me leva a escrever este artigo.
Estes momentos permitem, com diferentes profissionais de vendas, ter conversas onde me apercebo das imensas e naturais diferenças entre si, quer na forma como vêem o futuro ou como encaram a profissão de vendas.
Há mais de 30 anos que sou Vendedor e durante todo este tempo tenho não só aprendido a apreciar cada vez mais esta profissão, como estar cada vez mais apaixonado pela mesma. Como referi no meu primeiro artigo, e como digo em todos os workshops que lidero, esta é a profissão mais completa e mais nobre que existe pois dá-nos oportunidades sistemáticas de poder ajudar o próximo.
Razão pela qual considero que existem imensos motivos para sermos gratos pela profissão que temos e por isso senti que seria interessante partilhar convosco alguns desses motivos, tomando a liberdade de eleger os 10 mais importantes:
A habilidade de ajudar os outros a verem e alcançarem o que eles julgavam ser impossível.
Saber que cada dia irá ser diferente do anterior e cheio de oportunidades e desafios.
Ter Clientes que me dão a oportunidade de trabalhar com eles de forma continuada.
A capacidade de satisfazer um Cliente quando eles achavam ser impossível.
Aprender de forma contínua não só sobre mim e sobre o meu mercado, mas também sobre os Clientes que contacto todos os dias.
A emoção de levar um potencial cliente através do processo de venda e ter a capacidade de responder às suas necessidades e até o transformar em nosso Cliente.
Saber que não há situação ou desafio que não consigamos resolver.
Saber que o meu maior activo é o meu tempo e a minha mente.
Ser capaz de conhecer tantas e diferentes pessoas de forma natural.
Saber que tenho uma profissão pela qual sou verdadeiramente apaixonado.
Esta minha lista provoca em cada um de vós o mesmo sentimento de gratidão?
Como podem ver iniciei esta lista com o ponto que considero ser o mais motivante de todos eles e que me estimula diariamente a seguir em frente e ser cada vez melhor.
Na verdade, resume-se ao que tenho dito vezes sem conta, “o que fazemos é de uma enorme generosidade”.
Vender não é sobre o que vendemos, é sim sobre quem podemos ajudar. É o que oferecemos aos nossos Clientes.
Pessoalmente sinto-me grato por pertencer a esta enorme comunidade de vendas e espero sinceramente que vocês também o sintam.
Afinal de contas, “It’s all about sales”!
Obrigado!