10 passos para gerir melhor o seu tempo nas vendas















O recurso mais importante de um Vendedor é o seu tempo! Não é o que vende ou a quem vende, é o tempo, e o que faz com ele.

É aqui que reside o sucesso nas vendas, a forma como usamos o nosso tempo faz uma enorme diferença nos nossos resultados.

Partilho convosco 10 simples passos que permitirão gerir, de forma mais eficaz, o vosso tempo enquanto Vendedores.

10 passos para gerir melhor o recurso mais importante

1º Passo - Nunca termine o seu dia de trabalho sem antes fazer uma lista de tarefas para o dia seguinte.

Invariavelmente, nos acompanhamentos que faço, e cada um de vós sabe que assim é, os primeiros 30 minutos do nosso dia são para tentar perceber o que vamos fazer nesse dia que acaba de começar.

O tempo que se perde na organização do dia é mais do dobro que o utilizado no dia anterior e, a informação que se perde, é muito superior.

2º Passo - Antes de fazer algo, pergunte a si próprio se essa tarefa poderá ou não ser executada por alguém da sua equipa, ou por alguém que esteja mais capacitado para o fazer.

É comum sermos confrontados com tarefas que, se entregues a colegas da equipa, nos libertam tempo para dedicarmos ao que realmente importa na nossa nobre função - estar frente a frente com o Cliente. Delegue, partilhe tarefas.

3º Passo - Estime o tempo que irá utilizar para cada tarefa e, no final, registe o tempo real utilizado. Depois pergunte-se se pode fazer em menos tempo, seja mais eficiente.

Na maioria das vezes, achamos que fizemos determinada tarefa o mais rápido possível mas, se não mede e não tem registos para comparar, como sabe se está a ser eficiente na gestão do seu tempo?

4º Passo - Tenha definidas respostas modelo para conseguir responder mais rapidamente a algumas questões.

Na maioria dos casos o corpo do mail tem blocos de texto comuns, garanta que os tem “à mão” para construir mais eficazmente uma resposta.

5º Passo - Retire da sua lista de e-mails todos os que julgue não lhe acrescentarem valor para a sua actividade.

Se fizer um balanço do tempo que utiliza a ler e-mails sem interesse ou valor para si, perceberá a razão pela qual chega ao final do dia com metade das tarefas por realizar.

6º Passo - Crie pastas no seu e-mail para arquivar e-mails de baixa importância e defina algum tempo por semana para os ler.

Tenho ouvido frases como, “Hoje recebi mais de 70 e-mails, nem sei o que fazer!” ou “Ainda tenho por ler mais de 100 e-mails e depois querem que faça as minhas tarefas!”.

A pergunta que faço é, de todos esses mails quantos é que verdadeiramente são importantes para a sua tarefa e quantos é que podem ser tratados mais tarde? Invariavelmente o número cai para valores muito baixos de e-mails realmente importantes.

Não digo que não os tenhamos de ler, e até responder, mas, em primeiro lugar, está a nossa missão - vender e estar junto do nosso Cliente.

7º Passo - Quando se focarem na tarefa de ver os e-mails, façam-no com a intenção de os responderem, de tratarem de facto desse assunto.

Não deixem para mais tarde, não adiem com a desculpa de terem de pensar sobre o tema e depois então responder. Se iniciar uma tarefa execute-a, se a tarefa é responder aos e-mails então faça-o.

8º Passo - Evite conversas, em especial ao telefone, com pessoas que sabe que lhe vão ocupar muito tempo com conversa desnecessária. Nestes casos, utilize antes o e-mail ou o sms.

9º Passo - É costume dizer-se que se deve utilizar o início do dia para fazer as coisas mais importantes, com o objectivo de as fazer bem.

Quantas vezes não fui confrontado com biorritmos diferentes, pessoas que funcionam melhor da parte da tarde.

Claro que o nosso Cliente tem o seu tempo, e temos de respeitar os nossos compromissos, mas, com bom senso, faça uma gestão da distribuição das actividades a realizar, de forma a que estejam associadas ao período do dia onde se sente mais energizado para as fazer.

10º Passo - Use um sistema de gestão de informação. Não pense que tem uma memória inesgotável. Você não consegue registar e lembrar-se de tudo, faça um registo, escreva.

Falo-lhe em 10 passos mas há muitos mais para sermos verdadeiramente eficientes.

Há centenas de coisas que podemos fazer para aumentar a nossa produtividade.

Ter consciência disso é seguramente o mais importante.

O que se torna necessário é monitorizar o que fazemos, e como o fazemos, e conseguir fazer isso de forma eficaz.

Aqui reside a diferença entre um Vendedor de Alta Performance de um vendedor mediano.

O Vendedor de Alta Performance sabe que pode sempre melhorar e por isso nunca para de se desafiar em fazer melhor.

Como gere a sua actividade e o seu tempo?

Partilhe as suas técnicas e ajude-nos a sermos melhores.

It’s all about sales!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 by Ambiente Positivo.