COMO DESENVOLVER UMA PERSONALIDADE DE VENDAS PODEROSA

Há mais de 20 anos, nos programas de vendas que lidero, afirmo com toda a convicção que a função Vendas é a mais importante e completa função dentro de uma organização.

Vender é um processo que tem como fim fazer alguém sentir-se satisfeito com a solução que lhe é apresentada. Ser excelente no fecho é algo que vem de dentro de si, inicia-se através da certeza de que naquele momento o Cliente sente a sua necessidade preenchida e identifica claramente os benefícios que o Vendedor está a apresentar.

Nas vendas a personalidade do Vendedor é mais importante que a tecnologia do produto, mais importante que as técnicas de vendas, mais importante que o produto ou serviço que vende. Na verdade, a personalidade do Vendedor determina 80% do sucesso da venda.

Assuma a responsabilidade da sua vida

O maior erro que podemos cometer é pensar que estamos a trabalhar para alguém que não sejamos nós próprios. Desde o seu primeiro trabalho até à sua reforma tudo o que faz é para si, você é empresário da sua vida, você é o presidente da sua “micro” empresa e tem como responsabilidade vender os seus serviços ao melhor preço possível. Você tem apenas um colaborador, você próprio. A sua responsabilidade passa por vender a melhor qualidade e quantidade de serviços durante a sua vida profissional.

Mas a minha função não é vender Pense melhor. Desde o momento em que se candidatou a um emprego, que saiu com uma “amiga”, que se casou, que iniciou um negócio, defendeu uma ideia ou outra coisa qualquer que tenha interagido com alguém, … você estava a vender.

Pense bem, mesmo quando em criança a fazer a colecção de cartões das selecções, como hoje para o EURO 2016, e os queria trocar com os amigos de escola, ou a tentar vender a sua velha bicicleta ou telemóvel. Independentemente do que fazia em criança, como a maioria das pessoas você esteve envolvido num processo de vendas desde muito cedo. Na verdade, o seu primeiro processo de vendas teve lugar quando chorou porque estava com fome. Você, nessa altura, ficou seguro das suas potencialidades porque os seus pais vieram a correr dar-lhe de comer.

Veja-se como seu empregado Segundo alguns estudos realizados, em particular nos Estados Unidos, podemos afirmar que os 3% de pessoas que são referência no que fazem vêem-se como empregados deles próprios. São pessoas que tratam as empresas onde trabalham como se fossem delas. São pessoas que chamam a si a responsabilidade de todos os detalhes da sua vida. São pessoas que tudo o que acontece na empresa onde trabalham diz-lhes respeito, como se a empresa fosse delas a 100%.

Vencedores vs. Perdedores A diferença entre vencedores e perdedores é muito clara. Os vencedores aceitam a responsabilidade dos seus actos a 100%. Os perdedores nunca o aceitam, pelo contrário encontram sempre uma explicação para o resultado menos bom.

Não desperdice tempo Cerca de 50% do tempo dos vendedores é tempo desperdiçado. Segundo as observações realizadas conclui-se que existe muito este tipo de comportamentos: ele chega dentro de algum tempo, a proposta está quase pronta, saiu um pouco mais cedo. Observa-se também que ocupam muito do seu tempo a conversar com colegas, a ler notícias, a beber café e a navegar na internet. Os vencedores chegam cedo, trabalham focados nas suas tarefas e estão sempre presentes para o seu Cliente.

Desenvolva empatia e compreensão Os melhores Vendedores têm elevados níveis de empatia, ou seja, estão genuinamente preocupados com os seus Clientes. Ambição, orientação para resultados combinado com empatia, a genuína capacidade de ver o mundo pelas lentes do Cliente, são a chave mestra para uma venda de alta eficácia.

Uma pessoa empática desenvolve todos os esforços para compreender o que vai na cabeça e no coração do seu Cliente para perceber a sua situação e necessidades. Eles identificam o que o Cliente verdadeiramente quer, apresentando os benefícios de maneira a que o Cliente se sinta verdadeiramente satisfeito.

Seja honesto Os melhores Vendedores são totalmente honestos, consigo próprio e com os outros. Nas vendas não substituo para a honestidade. Como Earl Nightingale disse – “Se a honestidade não existisse tinha de ser inventada, pois é o caminho mais seguro para alcançar a riqueza.”

Faça o que gosta Um dos segredos nas vendas é fazer o que verdadeiramente gosta. Os melhores vendedores são apaixonados pelo que vendem, acreditam verdadeiramente no seu produto ou serviço, defendem e argumentam de forma consistente, falam constantemente e pensam em cada momento como melhor o apresentar. Observe os melhores vendedores das melhores empresas e verá que estes são fanáticos dos seus produtos ou serviços.

Tenha Sucesso, já! Tome hoje a decisão de que vai ser o mais focado e eficaz vendedor do seu sector, comece cedo, trabalhe muito e bem, fique até ao fim. Faça o que tiver de fazer para alcançar os seus objectivos.

Ser Bom Vendedor depende apenas de si, saiba porque faz e como faz e irá certamente encontrar o sucesso que merece.

A pergunta que lhe deixo é: “Que passos vai dar e com quem os vai dar para ser o Melhor Vendedor da sua Empresa ou do seu sector?”